Search
  • bromero7

Se Joga Beth e Instituto Gustavo Rosa promovem eventos sobre Tarsila do Amaral

Experiências culturais combinam conteúdo e atividades artísticas, na sede do IGR


Roberta Gabriel (diretora executiva do IGR), Beth Romero (diretora executiva da Se Joga Beth), Roberto Rosa (presidente do IGR) e Elisabeth Leone (head de cultura da Se Joga Beth)

Com o título Tarsila amora amorável d´amaral - uma referência aos últimos versos da poesia Brasil Tarsila, de Carlos Drummond de Andrade - a produtora Se Joga Beth e o Instituto Gustavo Rosa realizaram, entre maio e junho deste ano, dois eventos sobre a artista. Verdadeiras experiências culturais, para o público em geral, com o propósito de aproximar a arte das pessoas, proporcionar um encontro alegre e saudável, em um ambiente singular como o IGR, no coração dos Jardins, na cidade de São Paulo! https://www.gustavorosa.com.br/



Os eventos apresentaram uma rica combinação: conteúdo sobre a vida e obra da Tarsila, no formato de aula aberta, com Elisabeth Leone, head de cultura da Se Joga Beth; e 'mão na massa', uma atividade de pintura, inspirada na artista, sob a coordenação do talentoso Roberto Rosa, irmão do Gustavo Rosa e presidente do IGR.



Tarsila do Amaral é assunto desde o ano passado, quando expôs em Chicago, nos EUA, no Instituto de Arte, a mostra Inventing Modern Art in Brazil; e, depois, a mesma mostra, no MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), reunindo mais de 130 trabalhos. Ainda naquele ano, o MOMA adquiriu uma de suas telas da fase onírica, A Lua (1928), por algo em torno de U$ 20 milhões de dólares. Tarsila, portanto, é a única artista brasileira a atingir esse patamar.

Em 2019, o MASP (Museu de Arte de São Paulo) organiza Tarsila popular, exposição que reúne 92 obras, em cartaz, até 28/07. Há outras telas que já não pertencem a coleções nacionais, mas ocupam as paredes de museus internacionais, como A Cuca (1924), do acervo do Musée de Grenoble, na França, e O pescador (1925), Acervo State Hermitage, São Petersburgo, Rússia. Uma oportunidade única para o público se aproximar da obra da Tarsila.



Com esses eventos, a produtora Se Joga Beth e o Instituto Gustavo Rosa abrem uma via diferenciada de conexão cultural entre as pessoas, #sejogajunto porque arte faz bem para a saúde!



Fotos: Apoema Filmes.

0 views